Papo NMA - Moda? O que é isso?


A moda surgiu no início do renascimento europeu, ela significa a variação de características das roupas (como diriam os mais "antiquados": vestimentas), usadas para diferenciar o que era igual. A partir da Idade Média as roupas já estavam diferentes, seguindo um padrão que aumentava segundo sua classe social. Durante esse período foram registradas leis que restringissem alguns tecidos e cores apenas para nobres (como a família real). Os de classes mais baixas (pessoas que não era da nobreza, mas, possuíam dinheiro), começaram a imitar o estilo nobre. Com isso mais costureiras habitavam a sociedade do que antes, a partir disso, os revolucionários costureiros eram 'obrigados' a produzir roupas de diversos estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
Com a revolução industrial, o custo dos tecidos diminuiu e com a invenção da máquina de costura, o custo de tais decaiu ainda mais. Por isso até mesmo a parte mais carente da civilização teve acesso a roupas mais sofisticadas. Mesmo assim, após a facilidade das confecções de roupas, as mulheres eram muito privadas da modernidade, então teriam de continuar a usar roupas sob medida. A partir disso, surgiu a alta costura que produzia estilos diferentes por meio de estilistas. Isso continua até hoje. Muitos estilistas são reconhecidos mundialmente por sua ganância de criar uma roupa que antes mesmo se sair nas passarelas do mundo, ela já virou hit.
Nesse mundo de estilistas possuímos muitos nomes. Mas um, que não podemos deixar passar é Gabrielle Benheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel. Que revolucionou a moda feminina e que até hoje é consagrada a dona da moda Black and White!

Espero que tenham gostado dessa pequenina aula de história! hihi
Ótima semana. Beijinhos, Marina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário